Existem muitissimos factores que influenciam o rank do google, ou seja, a posição em que os sites aparecem quando é feita uma pesquisa no google.
Antes de mais há que esclarecer que um site não aparece SEMPRE na mesma posição na lista de resultados do google.
Um site aparece normalmente na mesma posição na lista de resultados do google para ** uma determinada expressão de pesquisa **
O que é uma expressão de pesquisa? É o texto que colocamos na caixa de pesquisa do google.
E digo "aparece normalmente" porque o google é um dinâmico e muda constantemente! Claro, todos os dias o google inclui na sua base de dados novos sites e novas páginas, actualiza frequentemente os algoritmos que decidem o rank e os próprios sites/páginas mudam com o tempo (alterações de conteúdo) ou se não mudam, também podem ser penalizadas porque o google gosta de conteúdo "fresco".
Muitas pessoas perguntam: porque é que o meu site nunca aparece nas primeiras posições no google?
Para além do google ser dinâmico, há que ter em conta que o google trata individualmente as páginas de cada website, por isso não é "o site que não aparece nas primeiras posições do google" mas sim, as páginas do site.
Acrescenta-se o facto de que o google só mostra o conteúdo relacionado com a pesquisa que foi feita, excluindo por isso os resultados que considera que não são relevantes.
Por isso, quando se fala de optimizar um site para o google, na realidade devia-se falar em OPTIMIZAR UMA PÁGINA PARA DETERMINADAS EXPRESSÕES PARA O GOOGLE.
Depois desta introdução vamos ao que interessa: Afinal que factores influenciam?
Neste artigo apenas se vão tratar alguns dos aspectos que influenciam positivamente o rank:
- Expressão de pesquisa contida no title do header
- Popularidade geral do website (ou seja, qualidade+quantidade dos links para o site em questão)
- Texto nos links que apontam para a página
- Idade do site (medida a partir do momento em que o site passa a ser indexado pelo google)
- Número de links internos (do mesmo site) para a página em questão
- Número de links a apontar para a página, com conteúdos relacionados e keywords relacionadas
- Popularidade do site entre os sites de temas relacionados
- Expressão de pesquisa contida no BODY da página
- Popularidade dos sites que têm links para a página
- Qualidade dos links externos da página (links para sites com relevância e com qualidade)
- Frequencia de novos links a apontar para o site
- Conteúdo da página (BODY) relacionado com as keywords definidas no HEAD
- Idade da página (mais idade = mais relevância; mais recente = temporariamente mais relevantes)
Estes são os factores mais relevantes. Obviamente que esta informação é dificilmente comprovável, no entanto alguns destes factores são consensuais na comunidade de SEOs
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