O primeiro passo é fazer um backup de uma das partições (por exemplo a D:) por forma a eliminar a partição (apenas uma das partições tem que ser removida e os dados da partição a manter, C:, ficam inalterados e não são perdidos).
1. Usando a ferramenta da Microsoft, Diskpart
O Windows XP traz uma ferramenta, Diskpart, que permite executar esse tipo de operações. Para tal, vão ao menu START > Run e digitem o comando "cmd". Na janela de DOS:
C:\> diskpartComo pretendemos remover a partição D: (após terem sido copiados todos os dados dessa partição), devemos executar:
DISKPART>list volume
Volume ### Ltr Label Fs Type Size Status Info
---------- --- ------ ----- --------- ------- --------- --------
Volume 0 F DVD-ROM 0 B
Volume 1 C NTFS Partition 35 GB Healthy System
Volume 2 D NTFS Partition 35 GB Healthy System
DISKPART>delete volume 2Depois disso, temos que seleccionar o volume 1 e extender (ao não especificarmos para que tamanho pretendemos extender, ele extende para o máximo espaço disponível).
DISKPART>select volume 1No entanto, caso a partição não seja do tipo Dynamic (normalmente para partições de sistema não é) vão obter a seguinte mensagem:
DISKPART>extend
Diskpart failed to extend the volume. Please make sure the volume is valid for extending
Nestes casos, não é possível extender a partição usando a ferramenta da Microsoft. No ponto 2. é detalhada uma alternativa usando uma ferramenta disponível na Internet (grátis para uso pessoal).
Para mais informações sobre a ferramenta Diskpart, consultem a seguinte página http://support.microsoft.com/kb/325590.
2. Usando ferramenta EASEUS Partition Manager
Esta ferramenta está disponível para download aqui. Após a instalação, devem seguir os passos:
Ao fazerem "Apply" vai ser pedido para fazerem um restart, e ao reiniciar o Windows as alterações serão aplicadas. Caso nessa operação obtenham uma mensagem de erro ( por exemplo "Error Code 9"), entrem novamente no Windows e:
3 comentários:
Gostei das dicas amigo, porém é possivel converter o disco atual em dinâmico pelo gerênciador de discos do windows com o botão direito em cima do Disco desejado, e converter em disco dinâmico, os dados não serão perdidos, e assim sua dica iré funcionar. abraços
Parabéns pela explicação deu-me uma bela ajuda.
Obrigado pelas dicas, foram muito uteis.
Enviar um comentário